quinta-feira, 27 de junho de 2013

Comportamento De Selecionadores E Requisitantes Em Seleções


Recursos Humanos e RH. Tudo para gestão de pessoas em um so lugar: Cargos e Salários, Coaching, Carreira, etc 



 Recrutamento e Seleção
24/06/2013

Comportamento De Selecionadores E Requisitantes Em Seleções


por Simoni Aquino*

Há uns dias, fui abordada por um profissional que me disse serem muito úteis os artigos voltados ao comportamento dos profissionais disponíveis, especialmente ao participarem dos processos de seleção, entretanto ponderou que eu também deveria abordar o comportamento adequado dos profissionais de RH e dos gestores requisitantes ao realizarem o processo de seleção.

Esse profissional me contou em detalhes que recentemente havia sido constrangido ao ser entrevistado por um Diretor de RH na terceira etapa do processo de seleção (a vaga era de Segurança do Trabalho, a primeira etapa foi com a Analista do RH e a segunda com a Gerente do RH). Para resumir, esse candidato foi tratado com extrema grosseria e postura agressiva, com abordagens irônicas, palavras de baixo calão e que o tal diretor atrasou de mais de meia hora do horário agendando para a entrevista. No desabafo ele informou que ficou tão nervoso e constrangido, que obviamente foi reprovado.

Mas o que mais me indignou é que a situação foi realizada por profissionais do próprio RH! Além de deprimente é enojador...

Seu desabafo me deu ideia de escrever este artigo, uma vez que sempre abordamos o comportamento dos candidatos no processo de seleção, sem abordar a necessidade de uma postura adequada e correta também por parte da empresa, na figura de seus selecionadores e gestores requisitantes.

No desabafo, ele me questionou se haveria sido uma estratégia do tal diretor e da selecionadora para testarem seu comportamento frente à situações de forte pressão. Logicamente que não soube responder, mas mesmo que tenha sido, isso é correto ou ético?

Não sei se foi estratégia, mas como profissional de RH não acredito que essa seja a abordagem mais correta para avaliar um candidato e também não acredito que surta resultados satisfatórios. Mas independente de estratégia ou não, a situação vivenciada pelo candidato demonstra imaturidade e falta de profissionalismo sem tamanho do tal diretor. Qualquer profissional deve ter postura respeitosa a um candidato e isso é ainda menos aceitável vindo de um profissional de RH, que deveria ser o primeiro a primar pelo respeito ao capital intelectual que o candidato representa dentro do processo de seleção.

Na configuração atual do mercado de trabalho, onde as informações são muito velozes e os candidatos no mercado de trabalho tem mais chances de escolhas, é extremamente necessário o cuidado com a imagem da empresa e que os profissionais, seja da área de RH ou da área requisitante e que avaliarão um candidato dentro de um processo de seleção, sejam mais profissionais e corretos.

Custa muito:
- Realizar uma pré-entrevista com o candidato por telefone, para somente agendar na empresa os candidatos dentro do perfil da vaga, poupando tempo do RH, mas especialmente não fazer o candidato se deslocar e obrigá-lo a gastar tempo e dinheiro desnecessariamente?
- Respeitar os horários de agendamento das seleções, se o atraso do candidato não deve ser tolerado por quê o do entrevistador deve ser tolerado?
- Avaliar o currículo do candidato antes da entrevista para não estar despreparado ao entrevistá-lo?
- Demonstrar profissionalismo e educação durante a entrevista?
- Não se considerar melhor do que o candidato ou se mostrar acima do bem e do mal?

Será que essas simples atitudes simples e fáceis de serem colocadas em prática, são impossíveis de serem realizadas dentro do processo de seleção?

Essas atitudes comprometem o processo de avaliação do candidato e farão toda a diferença no processo de seleção. Ética e profissionalismo demonstram respeito e acolhimento por uma empresa que terá sua imagem avaliada de maneira positiva, que demonstra o merecido respeito ao profissional disponível no mercado de trabalho e que poderá vir a ser o seu próximo colaborador.

Lamentável que, em pleno século 21 ainda encontremos este tipo de atitude pífia e ignorante por parte de alguns profissionais de RH. Infelizmente em cargos de liderança ainda encontramos muitos profissionais que se julgam melhores do que os outros, que tratam os profissionais da própria empresa desse jeito, então o que dirá da tratativa com os candidatos do mercado? Mas imagina se o gestor do RH apresenta este tipo de postura, acredito que podemos imaginar como os "colaboradores" são tratados nesta empresa?

Como sempre digo, existem bons e maus profissionais em qualquer área e em qualquer segmento, mas o grande problema no mercado de trabalho é que os maus profissionais, consideram-se acima do bem e do mal e esquecem-se que um dia também estarão do outro lado, no mercado de trabalho em busca de recolocação. Mas estes só reavaliarão suas posturas e condutas quando sentirem na pele o que fizeram um dia os candidatos sentirem.

Pela constante deste tipo de atitude, me questiono se o círculo vicioso tende a não terminar, pois quem foi tratado dessa forma, não tenha maturidade de discernir corretamente e não venha a realizar o mesmo tipo de tratamento. Não é uma afirmativa, apenas um devaneio para tentar explicar (não justificar) esse tipo de comportamento, no mínimo, antiético.

A única coisa que pude dizer após o desabafo deste profissional, é que o problema não foi com ele e sim com a própria empresa e que foi sorte dele de sido preterido neste processo de seleção, pois esta empresa não demonstra ética ao manter um profissional de RH destes.

E que ser subordinado a este "diretorzinho" não lhe seria saudável, uma vez que ele (o diretorzinho) só sentirá a humilhação do desrespeito na pele quando estiver do outro lado e quem sabe será o momento para reavaliar sua postura arrogante e seus conceitos retrógrados.

"PROFISSIONAIS DE RH: SEJAM ÉTICOS E EMPÁTICOS, OU SEJA, COLOQUEM-SE NO LUGAR DOS CANDIDATOS! "LEMBREM-SE QUE AFINAL DE CONTAS, NADA É PARA SEMPRE E UM DIA ESTAREMOS NA POSIÇÃO DE CANDIDATOS DISPONÍVEIS, SIM!!!


* Simoni Aquino, Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas, palestrante, facilitadora de grupos e blogueira do Blog Além do RH onde escrevo sobre mercado de trabalho, recrutamento e seleção, recolocação profissional e RH.
www.simoniaquino.com.br
www.alemdorh.blogspot.com
contato@simoniaquino.com.br 

http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?rh=Comportamento-De-Selecionadores-E-Requisitantes-Em-Selecoes-idc_cad%3Dzd5ssuurr

37 comentários: